Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

auto_awesome

Noticias






Convidado por psicólogos, CRP-RJ participa de reunião com operadora de saúde


Data de Publicação: 8 de junho de 2010


No dia 28 de maio, o CRP-RJ, representado por seu conselheiro-presidente, José Novaes, participou de uma reunião na Fundação Real Grandeza para discutir a regulamentação que estabelece normas para a psicoterapia realizada por psicólogos. Essa regulamentação exige que a psicoterapia seja iniciada com relatório e encaminhamento médico e, a cada três meses, seja reavaliada pelo médico, que emitirá um laudo para continuidade do tratamento.

crprj

O Conselho foi convidado a participar da reunião por psicólogos credenciados no Plano de Assistência Médica Suplementar (PLAMES), alguns dos quais ex-empregados da Fundação. No encontro, esteve presente a Gerência de Saúde, representada por Andréa Nicoletti Jaguaribe e outras duas funcionárias.

O CRP-RJ se posicionou contrário às prerrogativas da regulamentação, por entender que, de acordo com a Lei 4119, de 27 de agosto de 1962, a avaliação e o diagnóstico psicológicos são atividades privativas do psicólogo.

Ao término da reunião, nenhuma decisão foi firmada, mas ficou estabelecido que o canal de comunicação ali aberto seria explorado na busca de uma solução benéfica para todos e que respeite as normas e leis vigentes. O CRP-RJ se colocou à disposição para comparecer, sempre que as partes julguem necessário, ao longo do processo de negociação.

O CRP-RJ também vem mantendo contato com outras operadoras de saúde, buscando o benefício dos psicólogos. Veja aqui algumas dessas ações.

9 de Junho de 2010



CRPRJ-3.jpg