O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) e outros conselhos de saúde convidam a todos para participarem da manifestação do Dia Nacional de Mobilização contra o Ato Médico, que será na próxima quarta-feira, dia 30 de maio, a partir de 11h30, no Largo da Carioca, no Centro do Rio. Serão distribuídos panfletos que explicam de que forma a aprovação do Projeto de Lei do Ato Médico prejudicaria o usuário de saúde. Por volta de 12h30 será organizada uma foto oficial reunindo todos os profissionais presentes, em repúdio ao Projeto de Lei que pretende instituir o Ato Médico. Vá de camisa preta e participe!
Em Brasília e em outros estados também haverá mobilizações. No Rio, a manifestação é organizada pelos conselhos profissionais de Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Serviço Social, além do CRP e do apoio de outros conselhos da área de saúde. A intenção é reforçar a posição dos profissionais de saúde, contrária ao Ato Médico, e abrir canais de diálogo com a população, que utiliza os serviços de saúde mas não tem conhecimento das ameaças que o Projeto de Lei traz.
O PL do Ato Médico
O Projeto de Lei nº 268/2002 está tramitando no Congresso, onde aguarda a votação no Senado. Sob pretexto de regulamentar a profissão da Medicina, se aprovado, o PL do Ato Médico restringiria aos médicos práticas e avaliações que historicamente são realizada por outros profissionais de Saúde, retirando a autonomia destes profissionais e a liberdade de escolha dos pacientes. O Ato Médico subordina os tratamentos e diagnósticos de Saúde exclusivamente ao saber médico, ignorando outras perspectivas e outras formas de produção de conhecimento.
Para saber mais, acesse www.naoaoatomedico.org.br
Para baixar a filipeta em PDF clique aqui
SERVIÇO
Dia Nacional de Mobilização contra o Ato Médico
Quarta-feira – 30 de maio de 2012
Local: Largo da Carioca
Concentração: 11h30
Foto Oficial para a Campanha Nacional (se puder vá de camisa preta): 12h30